Transporta-me directamente para a cozinha da casa dos meus pais. Todos os Verões a minha mãe fazia uma grande panela de doce de tomate. É o meu doce preferido. Há umas semanas recebi um grande saco de tomate cereja biológico, ou seja, veio directamente da quinta de uma amiga minha no norte do país e não tem pesticidas, nem mais nada senão água e sol. É por isso que vinham inclusivé meio esborrachados… que delícia! Conseguem imaginar o sabor?
Vamos então ao doce de tomate..
Muito tomate maduro | A mesma quantidade de açúcar amarelo |Pau de Canela | Água qb
Lave muito bem o tomate num alguidar cheio de água. Retire toda a pele que conseguir e sementes também (eu fui preguiçosa). Coloque o tomate bem maduro na panela e junte o açúcar amarelo e um pau de canela. Se necessário um pouco de água.
Tudo bem misturado. É suposto haver líquido extra na panela de pressão. Se os sucos do tomate não chegarem para cobrir o próprio tomate, então adicione um bocadinho de água. Pode acrescentar ao longo da cozedura.
Fechar a panela de pressão e deixar em lume baixo muito tempo, eu deixei umas 3 horas (tão velhinha que está a minha panela)!
Ficou óptimo!